Competitividade nos Contextos Urbano e do New Public Governance: Um Estudo em Organizações e Entidades do Esporte em Municípios

Por: Cristina Emy Shintani.

135 páginas. 2015 29/04/2015

Send to Kindle


Resumo

As mudanças ambientais exercem influência nas atividades de organizações diversas desde o advento da especialização do trabalho. Desde então os estudos da competitividade proliferam na literatura de diferentes áreas, como na economia, na administração, no esporte e na gestão pública para a solução do problema da sobrevivência e sucesso de organizações de áreas de atuação e contextos diversos. Essa situação estende-se ao cotidiano e à qualidade de vida de residentes das cidades, e nesse sentido, observa-se a importância do esporte para o bem estar físico e social do indivíduo e do cotidiano das cidades em geral, pelo seu poder de gerar oportunidades econômicas em nível local, regional e internacional. Considerando-se o papel do Estado em garantir a infraestrutura e a prestação de serviços necessária para a competitividade das cidades e a consequente importância das ações da gestão pública em municípios, este trabalho procura identificar como os elementos de competitividade concebidos no contexto do New Public Governance no âmbito do esporte em nível local, podem contribuir para as ações realizadas nas atividades esportivas dos municípios. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva do fenômeno da competitividade, com a utilização de um método qualitativo de análise por meio de um estudo de casos comparativo entre os grupos de interesse com atividade no esporte nos municípios de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, localizados na região metropolitana de São Paulo. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para as ações realizadas na atividade do esporte em municípios, e a observação de elementos que possam contribuir para o desenvolvimento da gestão do esporte no Brasil.

Endereço: http://hdl.handle.net/123456789/698

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.