Resumo

Objetivos:
Analisar a relação entre o comportamento agressivo no ambiente escolar e o tempo e espaço disponível para o jogo no cotidiano.

Métodos e resultados:
Trata-se de um estudo em estado da arte, o qual reuniu e analisou artigos disponíveis na base de dados Scopus e Science Direct no período de 2009-2010, selecionados pelo critério de relevância, usando os termos: criança, comportamento, jogo, agressividade e bullying. Foram selecionados 229 artigos, dos quais apenas quatro foram considerados relevantes para o estudo, considerando os seguintes critérios: estudos realizados com escolares e pesquisa de campo em sua metodologia. Na perspectiva do desenvolvimento humano, foram observadas propriedades fundamentais atribuídas ao jogo: auto-reguladoras, espaço relacional para aquisição de experiências internas e externas, constituição da identidade individual e coletiva, espaço para o treinamento para o inesperado, caráter adaptativo. Foi observada relação significativa entre o desenvolvimento das propriedades fundamentais atribuídas ao jogo e o comportamento agressivo. Em relação ao comportamento agressivo e a disponibilidade de tempo e espaço para o jogo no cotidiano não foi apontada uma relação direta, mas indireta nos estudos.

Conclusão:
Foi observado papel fundamental do jogo no processo desenvolvente, estando a privação do jogo relacionada a manifestação de comportamentos agressivos. Todavia, estudos precisam ser realizados para investigar a relação entre o tempo e espaço disponível para o jogo e sua relação com a disposição da criança para a agressão.