Comportamento das Características Genotípicas e Fenotípicas em Crianças Praticantes e Não Praticantes de Natação

Por: Emanuel Fraga de Oliveira.

119 páginas. 2007

Send to Kindle


Resumo

A infância é a etapa mais importante a caminho da maturidade para a vida adulta, por isso há necessidade de garantir que esse período traga condições propícias e pertinentes a sua evolução e desenvolvimento motor. A habilidade motora adquirida nos primeiros anos da infância será aperfeiçoada posteriormente na fase adulta. O desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio só se dá através do dia a dia da criança, isto quer dizer que é necessário a prática de atividades esportivas regulares. Estudos realizados na área da genética indicam uma relação de índices dermatoglificos com a pré-disposição para as qualidades coordenativas do organismo e afirmam que utilização do conhecimento prévio das capacidades e tendências genéticas, aliada à contribuição fenotípica, prestaria ajuda, tanto na determinação do talento, quanto no seu desenvolvimento global. O objetivo do presente estudo centra-se na comparação do comportamento do equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e coordenação motora de crianças de 5 a 7 anos praticantes e não praticantes de natação. Os grupos foram comparados na sua forma completa e posteriormente divididos de acordo com o genótipo. Para a análise das impressões dermatoglíficas, foi utilizado o protocolo de Cummins & Midlo (1961) e para avaliação da condição de equilíbrio, foi utilizado o Protocolo de Lefèvre (1972). Este estudo tem como característica uma pesquisa descritiva cujo delineamento é comparativo. Os grupos experimentais, masculino e feminino, apresentaram diferenças significativas, pré e pós-teste, nos resultados do teste de coordenação motora. Nos testes de equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico, apresentaram um aproveitamento igual a 100% no pós-teste. Já nos grupos experimentais divididos pelo genótipo, somente os grupos experimentais, masculinos e femininos, de menor predisposição genética à coordenação que apresentaram diferenças significativas em seus resultados. Com o trabalho realizado através da natação, observamos resultados satisfatórios para o desenvolvimento motor dessas crianças tendo como referência, suas características genotípicas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2362&listaDetalhes%5B%5D=2362&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.