Resumo

Introdução:

Os exercícios de Resistência Variável (RV) têm sido utilizados para aumentar a potencialização pós-ativação (PPA) das habilidades físicas e, com isso, melhorar o desempenho desportivo dos atletas, mas poucos estudos se referem às alterações sanguíneas do Cortisol, Creatina Quinase Metabólica (CQ-MB), Creatina Quinase Total (CQ-Total) e concentrações de Lactato ([La]), que provocam esse método de treinamento.

Objetivo:

Este estudo avaliou o comportamento sanguíneo do Cortisol, CQ-MB, CQ-Total e [La] em um treinamento de RV. Métodos: Dez atletas militares voluntários com 28,5 ± 4,8 anos; 66,2 ± 2,8 Kg; 171,4 ± 3,7 cm; 22,6 ± 1,2 Kg/m2 e 11,3 ± 2,9% de tecido adiposo fizeram parte do estudo. O projeto foi quase experimental intra-sujeito. As medidas variáveis foram: Cortisol, CQ-MB, CQ-Total e [La], medidos antes e 24 horas após o esforço. O treinamento de intervenção com RV consistia em: quatro séries de cinco repetições de 30% de 1RM, mais quatro repetições de 60% de 1 RM, mais três lançamentos de um projetil de 575g, separados por 15 segundos. A análise estatística foi realizada através de médias repetidas ANOVA para Lactato e um Teste t de Wilcoxon Matched para o Cortisol, CQ-MB e CQ-Total.

Resultados:

Aplicado o treinamento, não foram evidenciadas alterações nos indicadores de fadiga ([La] p = 0,36) e lesão muscular (Cortisol p = 0,16; MB-CQ p = 0,23; CQ-Total p = 0,64).

Conclusão:

O treinamento com RV não apresentou alterações nas variáveis de lesão muscular após 24 horas da sua aplicação, isso garante que as cargas de trabalho não gerem lesões musculares significativas pós-esforço. Nível de Evidência I; Estudo terapéutico: Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar