Comportamento da Gordura Abdominal em Mulheres com Avanço da Idade

Por: Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, Fernando Jose de Sa Pereira Guimaraes, Luciano Machado Ferreira Tenório de Oliveira, , Wagner Antonio Correia Assunção e .

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o comportamento da distribuição de gordura corporal associado ao avanço da idade em mulheres participantes de um programa estruturado de exercício físico. A amostra foi composta por 177 mulheres com idade entre 35 a 75 anos. Sendo divididas em quartís etários: G1= 50,2 + 5,4 anos (n = 44); G2= 58,0 + 1,4 anos (n = 44); G3 = 62,9 + 1,4anos (n = 44) e G4 = 69,3 + 2,6 anos (n = 45). Foram mensuradas as seguintes variáveis: massa corporal (MC) e estatura (EST), índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura (CC) e dobra cutânea abdominal (DCabm). Foi utilizado ANOVA com post hoc de Tuckey para verificar diferenças existentes entre os grupos. Para análise de contingência das mulheres expostas a risco cardiovascular elevado (CC>88 cm) foi utilizado o teste qui-quadrado (p<0,05). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis: MC, IMC e DCabm. No entanto, foi observado aumento significativo na CC comparando G1 com G4. Para todos os grupos foram encontrados altos valores de exposição a risco cardiovascular. Os resultados sugerem que há uma tendência a mudança no padrão de gordura de mulheres com o avançar da idade, devido a centralização do tecido adiposo

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13425/11813

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.