Comportamento Imediato e Prolongado da Pressão Arterial Pós-exercício em Idosos Normotensos e Hipertensos

Por: Maria Urbana Pinto Brandão Rondon.

128 páginas. 1999

Send to Kindle


Resumo

Estudos prévios têm demonstrado que uma única sessão de exercício causa hipotensão pós-exercício. Contudo, esta redução na pressão arterial (PA) somente tem implicação clínica, se perdurar por várias horas após o exercício. Além disso, os mecanismos hemodinâmicos envolvidos na hipotensão pós-exercício ainda precisam ser melhor estudados. Nós estudamos o efeito do exercício na PA e respostas hemodinâmicas associadas, nos primeiros 90 minutos pós-exercício, em 2 anos) e 18 normotensos pareados por idade (NT,15 idosos hipertensos (HT, 69 1 anos). Nós estudamos também o efeito prolongado do exercício na PA68 ambulatorial por 22 horas. O débito cardíaco foi medido por reinalação de CO2 e a PA pelo método auscultatório. No estudo de monitorização ambulatorial, a PA foi avaliada após um período de 45 minutos de repouso, ou após uma sessão de 45 minutos de exercício, em ciclo (50% VO2 pico), de maneira randomizada. Nos HT, o exercício provocou uma redução significante na PA sistólica e média, e no trabalho cardíaco externo no período pós-exercício. Esta redução na PA foi associada à diminuição no débito, mas não à diminuição na resistência vascular periférica. Nos NT não foi observada hipotensão pós-exercício. Nos HT, o exercício provocou redução significante na PA sistólica e média durante o período de 22 horas, e durante o período de sono. Nenhuma diferença significante foi observada no NT. Em conclusão, o exercício prolongado submáximo provoca diminuição no trabalho cardíaco externo no HT, mas não no NT. Este efeito pós-exercício na PA, perdura por um período prolongado e demonstra a relevância clínica de uma sessão aguda de exercício de baixa intensidade no HT.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1731&listaDetalhes%5B%5D=1731&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.