Resumo

O nascimento de uma criança pré-termo e com baixo peso ao nascer é considerado um dos principais fatores de risco que podem levar a alterações e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Entre essas mudanças estão as dificuldades nas áreas de integração motora, visual e motora, bem como problemas sensoriais e perceptivos que, sozinhos ou em combinação, impactarão a participação social da criança, especialmente na realização de atividades cotidianas, escolares e Toque. Considerando o brincar como a principal atividade infantil, este estudo teve como objetivo investigar possíveis correlações entre o desempenho do comportamento lúdico de crianças com história de parto prematuro e seu desenvolvimento neuropsicomotor. Procuramos entender esse fenômeno no período pré-escolar, a fim de produzir conhecimento de forma preventiva em relação à escolarização. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Carlos. Trata-se de um estudo descritivo e correlacional envolvendo 52 crianças divididas em três grupos: Grupo GI do estudo (composto por 12 crianças com história de prematuridade e baixo peso ao nascer com risco de atraso no desenvolvimento detectado), Grupo GII do estudo (composto por 14 crianças com história de prematuridade e baixo peso ao nascer sem atraso no desenvolvimento detectado) e o grupo de comparação GIII (sem o histórico mencionado e com 26 crianças da mesma classe socioeconômica segundo a classificação feita pelo Criteria Questionnaire Brasil).

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