Resumo

Objetivo:
Verificar o comportamento da Pressão Arterial após oito sessões de treinamento combinado em sobreviventes de câncer e quais os benefícios o exercício regular traz a Hipertensão.

Métodos e Resultados:
Amostra: Participaram do estudo 13 sobreviventes de câncer (6 homens e 7 mulheres). A idade média encontrada foi de 58,31 ± 11,57 anos. Todos os sujeitos foram pré informados sobre os riscos da pesquisa e os mesmos assinaram um consentimento livre e esclarecido para participar do mesmo. As atividades aconteceram na academia da Universidade Federal de Lavras, duas vezes por semana, totalizando oito sessões. Pressão Arterial: A pressão arterial (PA) foi aferida por esfigmomanômetros aneróides e tomada sempre ao início e ao final de cada sessão de treinamento combinado. Estatística: Descritiva com comparação de medias e desvio padrão. Na distribuição da amostra utilizou-se o teste para normalidade Shapiro-Wilk e teste-t para comparação das variáveis. Na comprovação estatística foi adotado um p<0,05. Não foram encontradas diferenças significativas na pressão sistólica após as oitos sessões de treinamentos, sistólica pré e pós exercício 137 - 138 mmHg, porém a pressão diastólica apresentou uma diferença significativa (p=0,0471), havendo um aumento após exercício 87 - 90 mmHg.

Conclusão:
Supomos que o aumento da PA do grupo estudado, pode estar relacionado ao estilo de vida sedentário dos mesmos, pois o exercício previne o aumento da pressão arterial e sua prática regular reflete na redução de diversos fatores de risco, têm efeitos positivos na qualidade de vida e se relaciona inversamente com o aparecimento de doenças crônico-degenerativas.