Comportamento Tático em Pequenos Jogos no Futebol: Influência do Critério de Composição das Equipes

Por: , Gustavo Henrique Cunha Peixoto, Israel Teoldo, , Mauro Heleno Chagas, , Pedro Emílio Drumond Moreira e Sarah Teles Bredt.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou comparar o comportamento tático de jovens atletas de futebol durante pequenos jogos com critérios de composição das equipes baseados no conhecimento tático processual, capacidade aeróbica e desempenho de velocidade. Dezoito jogadores participaram de pequenos jogos na configuração 3vs.3 com equipes equilibradas de acordo com o desempenho no Teste de Sprint, no Yo-Yo Intermittent Recovery Test e no teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Analisaram-se os dados relativos à incidência dos princípios táticos por meio do teste de qui-quadrado de proporções e conduziram-se comparações pareadas a partir da correção de Bonferroni. Para a comparação do desempenho tático ofensivo e defensivo recorreu-se à ANOVA one-way. Resultados apontaram diferenças na incidência de princípios táticos ofensivos e defensivos a partir da utilização dos três diferentes critérios de composição das equipes. Observou-se ainda maior desempenho tático defensivo a partir da composição das equipes baseada no conhecimento tático processual dos atletas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n3p354

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.