Comportamentos Relacionados à Saúde Entre Participantes e Não Participantes da Ginástica Laboral.

Por: Antonio José Grande, Evanil Antonio Guarido, Felipe Fossati Reichert, Gabriela Claudino Silva, João Bruno Yoshinoga Costa e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.13 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar a prevalência de comportamentos relacionados à saúde em trabalhadores participantes e não participantes da Ginástica Laboral (GL) da Universidade Estadual de Londrina. Foram aleatorizados 20 setores do campus universitário participantes do programa de GL. Foram entregues 373 questionários dos quais 334 (89,5%) retornaram preenchidos. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e o teste do qui-quadrado. Os participantes do programa de GL apresentaram menor prevalência de inatividade física no tempo livre (49,3%) e consumo abusivo de álcool (17,2%) do que os não participantes (63,4% e 25,8%, respectivamente. Entre os homens, os participantes apresentaram menor inatividade física no lazer, frequência de tabagismo e percepção negativa de estresse. Entretanto, o consumo de frutas insuficiente foi menor entre os que não participavam (52,6% dos não participantes e 72,1% dos participantes), bem como o consumo insuficiente de verduras (29,9% dos não participantes, contra 49,2% dos participantes). As mulheres praticantes do programa de GL referiram menor insatisfação com os colegas de trabalho (2,2% das que participam, contra 9,3% das que não participam). Os participantes do programa de GL apresentaram menor prevalência de inatividade física no lazer e de consumo abusivo de álcool, entretanto, nas demais variáveis não se observaram diferenças significativas. Intervenções mais abrangentes devem ser implementadas com o objetivo de diminuir a prevalência de comportamentos de risco entre os trabalhadores.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2011v13n2p131

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.