Composição Corporal, Atividade Física e Consumo Alimentar de Alunos do Ensino Fundamental e Médio

Por: Ana Cecília Fornazari, Ana Paula Martiniano Carrascosa, Damiana Tortolero Pierine, Gustavo Nunes Silva, Marcela Tatiana Watanabe, Maria Cecília Toledo Catalani, Monique Mayumi Fukuju e Nailza Maesta.

Motriz - v.12 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetiva avaliar o nível de atividade física, qualidade alimentar do lanche escolar e composição corporal de estudantes do ensino fundamental e médio. Foram estudados 441 indivíduos (219 masculino e 222 feminino), média de idade 11,6+/-3 anos. O diagnóstico do nível de atividade física foi feito pela aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), que determina em minutos por semana o tempo gasto realizando atividades físicas, classificando os indivíduos como sedentários, insuficientemente ativos, ativos e muito ativos. Aferiu-se peso e estatura para cálculo do índice de massa corporal (IMC). Foram realizadas dobra cutânea triciptal (DCT) e circunferência do braço (CB), aferidas no ponto médio entre o acrômio e o olecrano, utilizadas no cálculo da área muscular do braço (AMB). A classificação da CC foi feita utilizando pontos de corte: P 85) em 33% (n=144) dos alunos, com inatividade física presente em 60% (n=265) destes. Cerca de 58% (n=235) apresentaram hiperadiposidade abdominal (>P 75) e a AMB apresentou-se abaixo do P5 em 27% (n=118) dos alunos. O lanche escolar contém 31±17% de lipídios, 62±21% de carboidrato e 8±6% de proteína. É rico em sódio (410±348mg) e pobre em fibras (2±2g), com distribuição lipídica abaixo da recomendação para poliinsaturada (5±5%) e dentro da recomendação para saturada e monoinsaturada (8±7% e 12±9%, respectivamente). Portanto, a elevada prevalência de sedentarismo e obesidade entre os alunos, serve de alerta para as escolas proporcionarem programas de exercício físico e educação alimentar.

Endereço: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/view/101/79

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.