Composição Corporal e Perfil Somatotípico de Atletas da Seleção Brasileira de Futebol de 5

Por: Anselmo de Athayde Costa e Silva, Claudinei Ferreira dos Santos, Edison Duarte, José Irineu Gorla, José Júlio Gavião de Almeida, Luis Felipe Castelli Correia de Campos e Marcos Roberto Queiroga.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o perfil somatotípico e a composição corporal de atletas da seleção brasileira de futebol de 5. Participaram 23 atletas do sexo masculino. Todos foram submetidos à avaliação antropométrica e em seguida foram feitos os cálculos de índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal (%GC), somatório de pregas cutâneas (Σ9DC) e somatotipo. Observou-se que apenas os goleiros apresentaram diferença significativa (p ≤ 0,05) nas variáveis de IMC, %GC e Σ9DC em relação às outras posições. Os goleiros apresentaram perfil endomorfo-mesomorfo, os fixos mesomorfo-equilibrado e os alas e pivôs, endo-mesomorfo. Concluímos que os goleiros apresentam diferença significativa de %GC quando comparados com as outras posições e apresentaram diferenças somatotipológicas significativas em relação às outras posições. O mesmo foi observado na posição fixo quando comparados com os pivôs.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.