Composição Corporal de Escolares de Alto Nível Sócio-econômico no Município de Londrina-PR

Por: e Enio R. V. Ronque.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A camada mais privilegiada sócio-economicamente da população é, aparentemente, a que tem sofrido as mais sensíveis mudanças no estilo de vida, principalmente no que tange aos hábitos alimentares e ao nível individual de aptidão física. Assim, o propósito do presente estudo foi verificar a composição corporal de escolares de alto nível sócio-econômico, comparando-se ambos os sexos dentro da mesma faixa etária. Para tanto fizeram parte da amostra 1035 escolares da rede particular de ensino do município de Londrina/PR, nas faixas etárias dos 10 aos 16 anos, sendo 507 meninas e 528 meninos. Para a avaliação da composição corporal foram utilizadas variáveis antropométricas de acordo com as equações preconizadas por KATCH &McARDLE (1996). Os resultados demonstraram uma elevação crescente do peso corporal dos 10 aos 16 anos em ambos os sexos (78% nos meninos e 46% nas meninas), diferindo-se significantemente dos 14 aos 16 anos, com os meninos apresentando valores mais elevados. A gordura corporal acompanhou o incremento do peso corporal, elevando-se aproximadamente 40% nos meninos e 45% nas meninas, contudo diferenças significantes foram encontradas na comparação entre os sexos, em todas as faixas etárias estudadas, com os maiores valores sendo encontrados no sexo feminino. Os valores encontrados para o peso corporal e para a gordura relativa, nas diferentes faixas etárias, foram bastante superiores aos apresentados em diversos estudos disponíveis na literatura, o que aparentemente confirma a hipótese de ingestão energética inadequada, possivelmente acompanhada de reduzido nível de atividade física cotidiana, em escolares de alto nível sócio-econômico.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.