Composição Corporal e Limiar Anaeróbio de Jogadores de Futebol das Categorias de Base

Por: César Cavinato Cal Abad, Guilherme Augusto de Melo Rodrigues, João Marcelo de Queiroz Miranda, Marcus Vinícius Palmeira, Rogério Brandão Wichi e Thiago Villa Lobos Mantovani.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.7 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a antropometria e a velocidade do limiar anaeróbio (VELAN) de futebolistas jovens em dois momentos diferentes. 37 jogadores (18 da categoria Sub-15 e 19 Sub–17) foram submetidos a avaliação e nenhuma diferença estatística foi encontrada entre as categorias. Na categoria Sub-15 a somatória de dobras apresentou diferença estatística significante (pré vs. pós) e na categoria Sub-17 todas as variáveis, exceto índice de massa corporal, apresentaram diferença significativa (pré vs. pós). Os fatores que mais influenciam a melhora da composição corporal e da aptidão física para jogadores de categoria de base parecem ser o nível maturacional, o estágio pré-treinamento dos atletas e a interdependência do volume e da intensidade do treino.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1209

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.