Composição Corporal, Perfil Lipídico e Capacidades Físicas de Mulheres Menopausadas Que Praticam ou Não Exercícios Físicos

Por: Clauberto de Oliveira Costa, Fernanda Turrioni Costa e Tânia Cristina Pithon-Curi.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.14 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A menopausa é um período cercado de alterações no corpo feminino, no entanto o hábito de praticar exercícios físicos pode amenizar os sintomas fisiológicos da menopausa e ajudar a controlar as alterações físicas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do exercício físico, no caso o voleibol adaptado, associado ou não à terapia de reposição hormonal sobre a composição corporal, perfil lipídico, flexibilidade e a resistência muscular localizada do tronco de mulheres menopausadas. Participaram deste estudo 23 mulheres saudáveis na pós-menopausa. Os dados demonstram que mulheres na pós-menopausa que praticam o vôlei adaptado não apresentam composição corporal e perfil lipídico melhor em relação ao grupo não exercitado, a flexibilidade foi maior no grupo controle em relação ao grupo treinado, na resistência muscular localizada do tronco houve diferença significativa (p<0,05) entre o grupo treinado com terapia hormonal e o grupo controle. Sugerimos que o exercício físico seja bem orientado e planejado, seguindo as diretrizes do American College of Sport Medicine (ACSM) para que os benefícios físicos e fisiológicos sejam adquiridos.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4787

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.