Resumo

Objetivo:
Avaliar o percentual de gordura e a massa livre de gordura em homens e mulheres sobreviventes de câncer, da cidade de Lavras - MG.

Métodos e Resultados:
Amostra: Serão utilizados no estudo indivíduos entre 30 e 70 anos, do sexo masculino (7) e feminino (9), sendo todos sobreviventes de câncer freqüentadores da Casa de Apoio Mateus Loreiro Ticle da cidade de Lavras. Todos os sujeitos foram pré informados sobre os riscos do projeto e os mesmos assinaram um consentimento esclarecido para participar do mesmo. Composição Corporal: A análise da composição corporal foi feita através bioimpedância RJL Systems. Estatística: estatística descritiva com a determinação de média e desvio padrão. Resultados: Encontramos a média geral do percentual de gordura e da massa livre de gordura que foram 33,91 e 66,09%, respectivamente. Onde as mulheres apresentaram um percentual de gordura de 40,71% e de massa livre de gordura de 59,29% e os homens 25,64 e 74,36%. Segundo o estudo de Menezes e Muricci (2007), ambos se encontram no percentil 95.

Conclusão:
Concluímos que os sobreviventes de câncer estão com um percentual de gordura muito elevado fato que pode estar relacionado ás conseqüências do câncer, já que este, afeta o metabolismo aumentando a quantidade de gordura corporal.