Composição Corporal em Sobreviventes de Câncer, Uma Comparação da Massa Magra e do Percentual de Gordura

Por: Amanda Aparecida Delfino, Fernanda Sá Carvalho, Rafaela Silva Araujo e Sandro Fernandes da Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Avaliar o percentual de gordura e a massa livre de gordura em homens e mulheres sobreviventes de câncer, da cidade de Lavras - MG.

Métodos e Resultados:
Amostra: Serão utilizados no estudo indivíduos entre 30 e 70 anos, do sexo masculino (7) e feminino (9), sendo todos sobreviventes de câncer freqüentadores da Casa de Apoio Mateus Loreiro Ticle da cidade de Lavras. Todos os sujeitos foram pré informados sobre os riscos do projeto e os mesmos assinaram um consentimento esclarecido para participar do mesmo. Composição Corporal: A análise da composição corporal foi feita através bioimpedância RJL Systems. Estatística: estatística descritiva com a determinação de média e desvio padrão. Resultados: Encontramos a média geral do percentual de gordura e da massa livre de gordura que foram 33,91 e 66,09%, respectivamente. Onde as mulheres apresentaram um percentual de gordura de 40,71% e de massa livre de gordura de 59,29% e os homens 25,64 e 74,36%. Segundo o estudo de Menezes e Muricci (2007), ambos se encontram no percentil 95.

Conclusão:
Concluímos que os sobreviventes de câncer estão com um percentual de gordura muito elevado fato que pode estar relacionado ás conseqüências do câncer, já que este, afeta o metabolismo aumentando a quantidade de gordura corporal.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.