Resumo

Este estudo configura-se de cunho descritivo-interpretativo, sustentado por ampla revisão de literatura donde, se desenhou um sistema de categoria servindo como base para a construção dos contextos: brasileiro e europeu de Educação Física e do Desporto. Elaboradas as categorias, foi possível construir indicadores de desenvolvimento da Educação Física e Desporto, muito especialmente aplicáveis a Minas Gerais, e, a partir dos indicadores validados, se propõem sua organização, definida por períodos fundados nas características predominantes de cada momento hitórico-sócio-político. Para tanto, a construção da estrutura de pesquisa balizou-se por dois tipos diferentes de dados: amplo rastreamento bibliográfico, e, elaboração do guião de entrevista semi-estrutura. Através das informações obtidas pelos entrevistados que, foram protagonistas e figuras representativas da Educação Física e do Desporto mineiro, foi possível estabelecer a adequação da periodização proposta para o desenvolvimento das políticas desportivas em Minas Gerais, bem como, alinhavar os ajustes necessários. Nesse sentido, cada indicador procurou captar um elemento importante sobre o fenômeno estudado, cuja análise foi sempre salvaguardada pelo pesquisador que, manteve sob controle a subjetividade, entendida como construção de idéias, crenças e valores para serem compartilhadas na divulgação do trabalho, de sorte que, a concepção do conjunto de tais indicadores objetiva efetivamente melhorar o entendimento sobre a evolução da Educação Física e do Desporto em Minas Gerais, levando-se em consideração as políticas desportivas adotadas. Por isso, os pressupostos deste estudo, apontam, sobretudo, para o entendimento e maior conhecimento da história do desporto e seus legados, as leis e sua evolução, bem como, os vultos intelectuais e seus pensamentos, que nos serviram de leme. Para, além disso, descortina-se também outro lado do Desporto, não aquele que por imediatismo e associação nos faz pensar somente em competição, condicionamento físico, mas no arcabouço de intenções, projetos, e ações governamentais que levam este benefício/direito à sociedade. De igual modo, procurou-se entender as influências e contribuições culturais, especialmente européias, na criação de entidades desportivas e nas normas jurídicas. O desenvolvimento e valorização do Desporto e da Educação Física em Minas Gerais pelas autoridades governamentais, destacando o reconhecimento e contribuição do Estado na regulamentação profissional. O Estatuto do Desporto com seus anseios de ordenamento e justiça, e as várias opiniões a respeito. Para tanto, apesar de toda a evolução e esforços envidados no decorrer dessas décadas em prol de políticas mais eficazes, pode-se entender que o Brasil segue seu rumo com cautela, e os próximos anos serão decisivos para um salto mais audacioso, já que os olhares estarão em nossa direção, contemplando não só os espetáculos desportivos que aqui acontecerão, mas um país onde o Desporto seja amplamente disseminado, valorizado, solidário, participativo, e, especialmente justo.

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