Compreensão de Escolares e Professores em Relação Ao Questionário Webcas Destinado a Avaliar Comportamentos Relacionados à Saúde

Por: Edina Maria de Camargo, Eliane Denise Araujo Bacil, Elto Legnani, Nicolau Augusto Malta Neto, Rosimeide Francisco Santos Legnani e Wagner de Campos.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão de escolares e pro-fessores em relação ao questionário WebCas destinado para avaliar os comportamentos relacionados à saúde. Esta é uma pesquisa de-scritiva exploratória de delineamento transversal, utilizando-se da técnica qualitativa de grupos focais realizada com 24 escolares e seis professores. Os escolares destacaram a necessidade da inclusão de de-senhos coloridos, a segmentação do dia na tela do computador, a in-clusão de pequenos textos explicativos e de termos pouco usuais para as crianças. Os professores destacaram a inclusão de duas figuras, uma representando o sexo masculino e outra o feminino e, ainda a criação de uma escala para representar as intensidades das atividades, como: sensação de cansaço, representada pelo suor na pele e no cabelo e pele avermelhada. Este estudo apresentou importantes contribuições dos escolares e professores que permitiram uma melhor compreensão do questionário eletrônico WebCas na sua aplicação com crianças e ad-olescentes.

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/9063

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.