Compreensões de Professores de Educação Física Acerca das Implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (pibid) na Sua Formação Docente

Por: Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior.

2019 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral entender como dois professores de Educação Física, que participaram do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na condição de estudante, compreendem as implicações desse Programa na sua formação docente. Para compreender os conceitos e aspectos relacionados ao tema em questão, fiz uma revisão sobre o PIBID, um referencial teórico sobre a Formação de Professores e sobre a Formação de Professores de Educação Física, além me mapear os Programas de Formação de Professores no Brasil. Estes capítulos me auxiliaram a atingir os objetivos propostos deste estudo. As decisões metodológicas estão ancoradas nas premissas da pesquisa qualitativa, através de pesquisa narrativa. Como procedimento de obtenção das informações, foram obtidas narrativas orais com os colaboradores do estudo e observação participante, sendo esta registrada em diário de campo. O tratamento das informações foi realizado através da análise narrativa, por meio dos processos de unidades temáticas. Os colaboradores deste estudo foram ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das Faculdades de Educação Física da cidade de Porto Alegre. Esses docentes teriam que ser professores que exercem a docência na Educação Básica com a disciplina de Educação Física em Escolas Públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul e terem sido bolsistas do Programa quando estudantes de licenciatura em Educação Física. Foi possível entender com este estudo que cada docente narra, vive e constrói de forma diferente suas experiências vividas com o PIBID ou no PIBID. Nesse sentido, identifiquei que as implicações do PIBID na formação docente dos professores foram compreendidas de diversas formas pelos professores. Compreendo ainda que o PIBID se dinamizou como parte da formação docente dos colaboradores, portanto, entendo que existem mais agentes quando tratamos da formação docente, ou seja, o Programa é um agente que contribuiu, mas não o responsável pela formação dos professores que passaram pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na condição de estudante.

Endereço: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200634

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.