Comunicação e Jogos Digitais em Ambientes Educacionais: Literacias de Mídia e Informação dos Professores de Educação Física da Cidade de São Paulo

Por: .

250 páginas. 2017 31/03/2017

Send to Kindle


Resumo

Num contexto de avanços tecnológicos, a emergência do digital no contemporâneo conectado se apresenta por meio de novas práticas, costumes e relações entre as pessoas e as Plataformas Digitais. Assim, a presente tese de doutorado se insere na interface entre Comunicação e Educação como campo privilegiado para discussões e estudos em busca desses entendimentos. Apesar de grandes avanços em pesquisas nessa área, existe, ainda hoje, um grande eco em relação às novas linguagens oferecidas pelos aparatos eletrônicos e à capacidade de assimilação pelas gerações dos educadores e seus educandos. Dessa maneira propõe-se a inclusão dos Jogos Digitais no debate, a partir de sua presença no cotidiano dos estudantes, seja por meio de seu crescimento mercadológico ou mesmo pela ludicidade, característica presente em todos os jogos e que se materializa nas aulas de Educação Física. Nessa conjuntura, ainda se consideram escassos os estudos que abordam as habilidades e/ou competências necessárias aos indivíduos para lidarem com essas plataformas, aqui incluídos os Jogos Digitais, ainda mais em se tratando do público escolhido para essa pesquisa, os professores de Educação Física. Tomando então, o "Currículo MIL para formação de professores" proposto pela UNESCO como referência, essa tese objetivou mapear as Literacias de Mídia e Informação (MIL) dos professores de Educação Física em seus ambientes educacionais. Com a adoção de protocolos multimetodológicos como questionários, entrevistas e o uso das técnicas de análise de conteúdo para apreciação dos resultados, concluiu-se que, apesar dos professores de Educação Física de São Paulo não utilizarem os Jogos Digitais em suas aulas, estes são considerados pelos mesmos como meios de comunicação e reconhecidos por seu caráter influenciador e abrangente que representam em nosso cotidiano. Além disso, propõe-se que o entendimento das competências sugeridas pelo "Currículo MIL para formação de professores" da UNESCO sejam utilizadas como alternativa integradora para a compreensão do conceito de MIL como caminho para ampliar olhares e estratégias mantendo seu viés crítico, mas também estimulando os docentes a se engajarem com as possibilidades que as Plataformas Digitais, os Jogos Digitais e demais mídias podem oferecer à prática docente e formação para uma participação cívica plena na sociedade contemporânea.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-06072017-113805/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.