Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a formação e a capacitação de Professores de Educação Física quanto à identificação, encaminhamento e atuação com alunos que apresentem Distúrbios da Comunicação Humana. O estudo é de caráter quantitativo, caracteriza-se como transversal e tem como opção metodológica a pesquisa exploratório-descritiva e caráter analítico. Na primeira etapa do estudo para análise da formação inicial dos professores, foram analisados 426 currículos (matrizes curriculares ou grades curriculares) online dos cursos de Educação Física – Licenciatura das Universidades públicas e privadas de todo o Brasil, referente a identificar se o tema Distúrbios da Comunicação Humana é abordado ou não. Pode-se concluir nesta etapa que 99% dos cursos analisados, não abordam o tema na sua formação inicial. Na segunda etapa da pesquisa, para análise da capacitação dos professores, foram contatados para participação no estudo toda a população de Professores de Educação Física da cidade de Santa Maria-RS (88 professores), para os quais foi enviado o link do instrumento de coleta de dados e, destes, obtiveram-se 62 respondentes, que se constituiu na amostra desta pesquisa. Os dados foram coletados com a ferramenta Google Docs Offline®, com questionário autoaplicado. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva das variáveis estudadas, adotando-se distribuição de frequência, e os resultados, agrupados em tabelas. Ao término desta etapa, conclui-se que a maioria dos professores, a partir de sua formação inicial, não se consideram capacitados para identificar, encaminhar e atuar com alunos com Distúrbios da Comunicação Humana. Diante deste contexto, é possível apontar a necessidade de uma reorganização dos currículos do curso em questão, para que se possa refletir sobre o fazer docente. Fica evidente a necessidade de que os Professores de Educação Físicatenham conhecimento a respeito do tema de estudo, a fim de intervir e minimizar seus efeitos, na busca do auxilio no desenvolvimento da comunicação de seus alunos, na sua prevenção e no seu tratamento, e á proporcionar uma melhor qualidade de vida e de ensino-aprendizagem aos alunos sob sua orientação.

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