Concepção de Administração no Discurso dos Professores de Educação Física

Por: .

214 páginas. 1996 23/12/1996

Send to Kindle


Resumo

No presente trabalho faço uma análise empírica de natureza qualitativa, sobre a concepção de administração presente no discurso dos professores de Educação Física. Optando por uma análise que superasse as questões de natureza instrumental ou saber técnico, procurei investigar os valores subjacentes às construções conceituais de suas práticas administrativas. Desse modo meu interesse recaiu sobre os fatores que determinaram a condução dos professores às atividades de administração, os paradigmas predominantes nos respectivos estilos de gerenciamento e liderança, bem como o sentido ético-político norteador, no qual são refletidas suas opções em torno de uma visão (projeto) de mundo, homem, trabalho e sociedade. O corpus principal do trabalho constituiu-se então na análise dos discursos de 15 informantes, com experiências administrativas em instituições privadas, relacionadas com o universo da Educação Física/Esportes e localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesses espaços de atuação profissional, procurei colher os discursos dos professores/administradores com reais condições de autonomia para a formulação da doutrina e da política institucional, não fazendo parte da amostra, os professores/administradores em nível técnico-pedagógico ou operacional, simplesmente. Em termos metodológicos, esta tese valeu-se da entrevista guiada e semi-estruturada como instrumento primordial, adotando ainda um modelo de análise semântica do discurso, com igual atenção para os conteúdos manifestados e para a forma de codificação desses conteúdos. As principais conclusões deste trabalho, parecem sugerir que os professores/administradores em sua maioria adotam processos administrativos de natureza participativa, numa perspectiva socializante que se não exibe cores mais fortes, ainda assim tende a diferir sensivelmente das referências excludentes que concretizam o capitalismo brasileiro e o respectivo projeto político que o embasa. Do ponto de vista mais objetivo, isso parece autorizar a conclusão de que a maioria dos informantes, procura ir de encontro à uma concepção administrativa que projeta uma transformação de plano qualitativamente superior no âmbito das relações profissionais da Educação Física e naquelas que dizem respeito ao atendimento do público cliente. Outrossim, essa concepção administrativa parece fundada numa especial formação discursiva, ao que parece amalgamada pela reunião de elementos dos discursos educativos e esportivo, indicativa de que a incorporação de elementos oriundos do discurso administrativo, tende a ocorrer nem sentido complementar e não hegemônico.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1094&listaDetalhes%5B%5D=1094&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.