Concepção da Professora da Pré-escola Sobre a Função dos Brinquedos Canta­dos: Um Estudo Descritivo e Etnográfico

Por: Liliane Carvalho de Souza.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa, que teve uma abordagem descritiva e etnográfica, estabeleceu como objetivos verificar a concepção das professoras da Pré-Escola (PE) sobre a função dos Brinquedos Cantados (BC) e constatar se a ação pedagógica destas professoras é coerente com seu discurso. Os dados coletados, que foram obtidos através de questionários e observações revelaram que a ação pedagógica adotada na prática dos BC na PE prioriza a obediência e a ordem, os hábitos e as atitudes. Foi constada ainda a discrepância entre o discurso expresso no questionário e a ação pedagógica observada no cotidiano, pois os BC foram descritos como atividade imprescindível no processo do desenvolvimento infantil, todavia não foram incluídos como recurso pedagógico baseado na ação, prevalecendo uma orientação pouco ativa, tendendo a submeter o aluno à passividade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.