Concepção Educacional do Karatê na Universidade Federal do Rio de Janeiro: Um Estudo de Caso do Departamento de Lutas da Escola de Educação Física e Desportos.

Por: Silvana Rigido Duino.

97 páginas. 1999

Send to Kindle


Resumo

Elucidar a concepção educacional da disciplina Karate, ministrada no DL da EEFD da UFRJ, para analisá-la criticamente, constitui-se no objetivo deste estudo. Partimos de uma fundação teórica para a questão pedagógica, concebida a partir de leituras de Paulo Freire e, em conjunto com o conteúdo histórico-filosófico da própria luta, em detrimento da imagem de violência a ela atribuída. A importância do estudo centrou-se na possibilidade de se discutir pedagogicamente o Karate, indicando seus futuros desdobramentos. Apesar de não ser um trabalho de História Oral, alguns de seus procedimentos metodológicos foram utilizados, especialmente por não contarmos com uma bibliografia específica suficiente e, inclusive, para que pudéssemos resgatar a história dos primórdios do Karate no Brasil e no Departamento, por intermédio de seus atores precursores. Foram destacados alguns desdobramentos de conceitos sobre educação, como a autonomia e a disciplina. Valorizamos a prática do Karate diante desses conceitos, devido à importancia dos mesmos para o desenvolvimento e crescimento autônomo dos Karatecas, embora isto não estivesse claro para os professores do DL, considerando a ausência de clareza e definição em sua concepção educacional.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=249&listaDetalhes%5B%5D=249&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.