Concepção de Infancia da Educação Fisica Brasileira

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2003 13/02/2003

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Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar o conceito de infância presente na área acadêmica de Educação Física no Brasil, por meio de um estudo bibliográfico referenciado na pesquisa qualitativa. Para tanto, foram elencadas como categorias de análise: a concepção de infância presente na produção analisada, bem como a identificação do projeto educativo a ela inerente. Como ponto de partida, buscouse apreender o movimento de constituição da Educação Física brasileira, no intuito de possibilitar o trato ao objeto de estudo em sua totalidade. No segundo momento, analisou-se a produção acadêmica da área, a partir das categorias elencadas. Desta forma, foram identificadas duas posições divergentes. A primeira, generalizada, na qual a infância é concebida como fase ou período, numa perspectiva idealista, em que a criança é tratada de forma fragmentada e a Educação Física na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento de funções cognitivas. A segunda, presente na menor parte das produções e particularmente a partir de meados da década de 1990, na qual a infância é tratada numa perspectiva crítica, como constructo social, sendo a criança sujeito de relações sociais e seu desenvolvimento mediado pelas relações estabelecidas com o outro e o meio em vive. Neste contexto, o papel da Educação Física é o de abordar o conhecimento em sua totalidade, buscando a superação do seu entendimento como prática compensatória ou preparatória. Estes dados permitem afirmar, que a concepção de infância na Educação Física brasileira tem apresentado certo avanço, ainda que de forma discreta em relação a outras áreas de conhecimento, a exemplo da Educação.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000294973&opt=1

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