Concepção de Professores de Educação Física em Relação à Qualificação e Atuação Junto de Alunos com Deficiência

Por: Angela Schone, Anne Caroline Duarte, Douglas Roberto Borella, Gabriela Simone Harnisch, Jalusa Andreia Storch, Jessica Aline Schmitt e Robson Frank.

Conexões - v.13 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo averiguar a qualificação e dificuldades dos professores em relação ao trabalho diante de alunos com deficiência no contexto inclusivo ou na Modalidade de Educação Especial. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo e exploratória, de cunho quantitativo. Os participantes do referido estudo foi composta de 30 professores de Educação Física, já formados, atuantes em escolas e colégios da rede pública e privada. Para a coleta de dados utilizou-se de um (1) questionário, composto de questões fechadas, elaborado pelos pesquisadores. Os resultados apresentam que uma pequena parcela considera que a disciplina foi suficiente para atuar com esta população. As principais dificuldades na regência dos professores está em “proporcionar práticas pedagógicas adequadas” e em “conhecer as características da deficiência”. Percebe-se que os professores reconheceram a importância que a atualização para essa área, porém, relatam não se interessar em fazer uma especialização. Contudo, observa-se que os professores não estão aptos para atuar com alunos com deficiência e apontam, principalmente, a falta de atualização nesta área dificulta proporcionar práticas pedagógicas inclusivas que garantam o desenvolvimento das potencialidades dos alunos e inclusive ensino de qualidade à pessoas com deficiência.

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1100

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.