Concepções de Corpo em Livro de Educação Fisica: Uma Leitura em Obras de Autores Brasileiros Publicadas nos Anos 80 e 90

Por: Francisco Emilio de Medeiros.

1999 04/03/1999

Send to Kindle


Resumo

Este estudo situa-se na linha de pesquisa Pedagogia do Movimento, pertencente a área de concentração Educação Motora, desenvolvido no Mestrado em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Caracteriza-se como uma investigação exploratória que adquiriu a forma de pesquisa bibliográfica,tendo por objetivo verificar que concepções de corpo perpassam na literatura recente da Educação Física - publicada entre os anos 80 e 90 no Brasil. Para tal, por meio de uma amostragem do tipo não probabilística por acessibilidade, foram selecionados dez livros escritos por autores brasileiros no período delimitado.O passo anterior à leitura desses livros foi a construção de contornos teóricos para o estudo, no qual procurou-se focalizar os debates ocorridos na área nas duas últimas décadas, principalmente os concementes às questões em tomo do processo de crise e redimensionamento e, igualmente, os seus desdobramentos na Educação Física escolar e na produção teórico-acadêmica referente à temática corpo. Ulterior à leitura dos livros construiu-se ideografias das obras, culminando com um quadro síntese, revelador do discurso do corpo na literatura estudada e demonstrativo do estágio atual de desenvolvimento dessa temática na Educação Física brasileira.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000189275&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.