Concepções de Aulas Abertas à Experiência: Uma Vivência Pedagógica no Contex­to da Escola Pública

Por: Homero Luis Alves de Lima.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica vivenciada na escola Pública Leal de Barros - Recife - no período de setembro à dezembro de 94 na condição de estagiário da UFSM. O mesmo insere-se no projeto de Pesquisa-Ação "A prática pedagógica da Educação Física no processo de formação acadêmica: em busca de diretrizes para o ensino de qualidade". A metodologia que foi empregada em aulas, oficinas, seminários e festivais de cultura corporal, encontra-se referenciada nos livros Coletivo de Autores (1992) e Hildebrandt (1986). Ao descrever, interpretar, explicar e teorizar sobre as aulas, buscamos apontar elementos para a reflexão acerca dos limites e possibilidades das proposições pedagógicas que sustentamos. Identificamos que, para provocar mudanças significativas que resultem em melhoria da qualidade de ensino da Escola Pública, necessariamente, deveremos nos confrontar com três elementos: as relações de poder estabelecidas, as formas de comunicação e linguagem e a questão do trato com conhecimento.

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