Concepções de Educação e Saberes Presentes no Projeto de Formação de Professores de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (1980-2006)

Por: Eliana Cardoso Lapis.

113 páginas. 2011 17/08/2011

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a prática pedagógica do professor de Educação Física do Curso de Graduação da PUCPR e a inserção do lúdico como um meio de aprendizagem. Tem como objetivos analisar as práticas pedagógicas do corpo docente e do corpo discente e a utilização do lúdico como um procedimento metodológico na formação dos alunos. Os sujeitos de pesquisa foram os docentes e os discentes do Curso deEducação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Como metodologia foram utilizados questionários com perguntas abertas. Os motivos que levaram a esta pesquisa foram: pesquisar os paradigmas e as tendências pedagógicas que são atualmente utilizadas nas aulas de Educação Física, fazer um aprofundamento teórico e prático sobre a temática do lúdico, e também com a formação dos futuros profissionais que logo estarão atuando no sistema educacional como educadores com visão holística, no sentido de preparar cidadãos mais felizes e sadios e ainda investigar a utilização de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física. Propor a utilização do lúdico como metodologia de ensino aprendizagem é uma das formas de superar o modelo tradicional nas aulas de Educação física, nas quais o profissional deve buscar além da performance física a formação integral do aluno. È importante que assim se amplie o repertório de brincadeiras e que evidencie a ludicidade na vida e na formação humana. A pesquisa demonstrou a necessidade de sugerir alternativas para novas propostas de ensino.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.