Concepções Equivocadas Sobre Educação Física

Por: Juarez Muller Dias.

132 páginas. 1987 20/09/1987

Send to Kindle


Resumo

Este estudo trata de detectar a existência de concepções equivocadas sobre Educação Física como uma possível condição trazida pelos estudantes que ingressam no ensino superior. Identificar tais concepções visa favorecer a aprendizagem significativa que nelas encontra barreira. Um instrumento "Questionário CEF" após ter sido submetido a juízes para validação aparente e de conteúdo, além de testada a sua confiabilidade pelo "Coeficiente Alpha", foi aplicado em oitenta e quatro estudantes universitários inscritos em Prática Desportiva Universitária (PDS). Os resultados revelaram: 1) a existência de concepções equivocadas; 2) maior concentração de concepções equivocadas de natureza predominantemente social, seguidas da psicológica e, finalmente, biológica; 3) maior concentração de concepções não-equivocadas nas questões biológicas; 4) a fonte mais associada às concepções equivocadas foi a "Aprendizagem Formal" e às não equivocadas, as "Mídias". Isto exige enfoque cognitivo, mudanças de conteúdos e métodos da PDS para eliminar tais equívocos e redimensionar uma Educação Física social, humana e transformadora.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1145&listaDetalhes%5B%5D=1145&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.