Concepções de Estética e Satisfação com a Imagem Corporal: Uma Relação de Gênero e Nível de Escolaridade

Por: Júlia de Fátima Ribeiro Gama.

107 páginas. 2009

Send to Kindle


Resumo

Baseado no fato de que as concepções de estética e a insatisfação com a ,imagem corporal são elementos que interferem no desenvolvimento do ser ,humano, este estudo tem como objetivo levantar indicadores que possibilitem ,identificar os níveis de satisfação da imagem corporal e as respectivas ,concepções estéticas de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e ,Tecnologia Fluminense conforme os níveis de escolaridade. Como instrumentos ,foram utilizados o Body Shape Questionnaire (BSQ), adaptado e validado por Di ,Pietro et al. (2001) para avaliar os níveis de insatisfação com a imagem corporale o teste de Escala de Desenhos de Silhuetas (Nine-Figure Outline Scale; ,Stunkard, Sorensen & Schulsinger, 1983), com a finalidade de avaliar a ,percepção de tamanho e forma corporal. A análise estatística foi feita de forma ,descritiva e inferencial (ANOVA). Conclui-se que independente do nível de ,escolaridade e sócio-econômico a análise descritiva do BSQ aponta para a ,ausência de insatisfação com a imagem corporal, entretanto, quando se aplica a ,estatística ANOVA de fator único, verifica-se um aumento gradativo nessa ,preocupação à medida que evolui o nível de escolaridade. Quanto ao teste de ,silhuetas, as mulheres com exceção do Ensino Médio, todas apresentam um ,padrão de estética estereotipado e insatisfação com a imagem corporal. O gênero ,masculino apresenta um padrão estereotipado, todavia encontram-se satisfeitos ,com a imagem corporal atual.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2533&listaDetalhes%5B%5D=2533&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.