Concepções Pedagógicas de Educação Física na Revista Nova Escola (1986-2010): da Adesão à Educação Pelo Movimento à Adequação Aos Pcns

Por: Fábio Luís Santos Nunes.

177 páginas. 2013 01/03/2013

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação possui como objetivo analisar quais concepções do componente Educação Física historicamente foram veiculadas pela Revista Nova Escola entre 1986 e 2010. Este impresso é destinado aos profissionais do Ensino Básico, possui edições mensais e é publicado, desde março de 1986, pela Fundação Victor Civita, órgão ligado a Editora Abril. Seus temas são, em grande parte, os que se relacionam com o Ensino Fundamental abrangendo assuntos ligados a todos os componentes presentes nesta etapa da Educação Básica. Estudado à luz da interpretação historiográfica thompsoniana, que elimina procedimentos autoconfirmadores, o periódico foi compreendido como um objeto real, concreto e cognoscível do ponto de vista histórico que enquanto produto material é provisório e passível de mudanças e releituras, dadas às perguntas feitas à evidência, assim como não pode ser apartado do todo social que o envolve e, senão o determina, estabelece relações de tensão permanente. A relação Revista Nova Escola e Educação Física escolar foi compreendida a partir de duas fases distintas. A primeira, ocorrida entre 1986 a 1997, nomeada de fase da adesão à educação pelo movimento. A segunda, que ocorreu entre 1998 a 2010, chamada de fase de adequação aos PCNs. Verificou-se que o periódico veiculou, durante as duas fases, 73 matérias sobre a área que trouxeram sugestões de conteúdos ou relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física, na maioria de escolas públicas, das cinco regiões brasileiras. Constatou-se, a partir dessas matérias, que entre 1986 e 2010, a Revista Nova Escola veiculou, predominantemente, a concepção psicologizante de Educação Física, no entanto, foi possível constatar que o impresso também veiculou, com menos ênfase, a concepção crítica ou progressista da área.

Endereço: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4871

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.