Integra

INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa de iniciação científica do CNPq, realizado no grupo de pesquisa em pedagogia da Educação Física e esporte da UFRuralRJ. As crenças, valores e teorias implícitas se estabelecem como conhecimento que toma a forma de ‘proposições razoavelmente explíci-tas sobre os objetos ou classe de objetos’ (Nisbett & Ross, 1980 apud Clark & Peterson, 1986, p.281). Influenciam a forma como professor ajuíza e planeja a prática pedagógica Na medida em que a teoria afirma existir uma forte relação entre as crenças e valores educacionais do professor, a sua intervenção pedagógica e o modo como interpretam os conteúdos e orientações curriculares, torna-se de fundamental importância analisar as concepções pedagógicas adotadas pelos professores. O objetivo deste estudo foi caracterizar as concepções pedagógicas adotadas por professores de Educação Física e graduandos do curso de licenciatura em educação física; comparar as concepções de professores e graduandos e analisar a consistência entre as concepções pedagógicas de alta prioridade caracterizadoras dos professores e graduandos, as suas verbalizações (discurso) sobre a prática de ensino e metas da disciplina e os parâmetros curriculares nacionais do ensino básico específicos.


 METODOLOGIA:

A pesquisa se caracteriza como descritiva e comparativa, considerando abordagens qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 63 professores de educação física e 62 graduandos de cursos de licenciatura em educação física. Na fase extensiva foi aplicado o questionário "Value orientation Inventory - versão 2 (VOI-2)" (Ennis & Chen, 1993) visando caracterizar as orientações de valores de professores e graduandos em cinco dimensões. Na fase intensiva da pesquisa, realizada mediante o estudo multi-casos, foram selecionados quatro professores e cinco graduandos, em função da caracterização nas diferentes orientações de valores. Os indivíduos selecionados foram submetidos a uma entrevista de aprofundamento, com roteiro semi-estruturado, a qual abrangeu questões relativas às atividades pedagógicas dos entrevistados (planejamento, ensino e avaliação). Após a transcrição das entrevistas os dados foram coletados através de análise de conteúdo (Bardin, 1977). A análise de conteúdo priorizou a abordagem "temática" e de "acontecimento" (Bardin, 1977, p. 105 e 106-107). A análise foi dedutiva na medida em que a exploração das transcrições foi realizada com base em um sistema de classificação construído especificamente para esta finalidade, contendo a caracterização conceitual de cada orientação de valor. Os dados quantitativos foram tratados com recurso a estatística descritiva e comparativa.


RESULTADOS:

Resultante dos questionários, os professores (P) e graduandos(G) apresentaram, respectivamente, alta prioridade em valores que coadunam com o domínio do conteúdo pelo aluno (P =1,6%; G=1,6%); com a valorização do processo de aprendizagem (P=14,3%; G=14,5%); com o desenvolvimento do currículo ar-ticulado auto-estima e autonomia do aluno (P=15,9%; G=17,7%); com a melhoria das interações sociais positivas entre os alunos, cooperação e respeito mútuos, trabalho em equipe, participação efetiva e responsabilidade (P=49,2%; G=56,5%); e com a busca pessoal por significado dos conteúdos em equilíbrio entre os interesses individuais, do grupo e as demandas do conteúdo disciplinar (P=63,5%; G=80,6%). Não houve diferenças significativas entre as prioridades conferidas por professores e graduandos (P≤.05). A análise de compatibilidade entre as informações coletadas na entrevista e as prioridades as-sumidas por professores e graduandos no VOI-2 mostra que, em relação ao discurso, os graduandos foram mais coerentes (80%) do que os professores (50%). Isto pode ser devido a sensibilidade demonstrada pelos professores às variáveis de contexto que envolvem o cotidiano da escola e do ensino. A mani-festações dos graduandos foram baseadas em suas parcas experiências na condição de coadjuvantes do processo. Ambos os grupos referem em seus discursos o desenvolvimento de competências propostas nos PCN’s de Educação Física. Os resultados mostram os efeitos da formação inicial sobre as crenças e valores dos graduandos, mas também a forte influência do contexto condicionando a prática de ensino no ambiente real da escola.


 CONCLUSÕES:

Mediante a análise das entrevistas, verifica-se que as manifestações dos graduandos são menos "impactadas" pelos fatores contextuais. Tanto nos discursos de professores quanto de alunos verifica-se elementos associados aos objetivos, às diretrizes e conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para a disciplina de Educação Física no ensino fundamental. As diferenças entre professor e graduandos não foram significativas, mas chamam a atenção os valores relativos à valorização do domínio dos conteúdos que tendem ser maior entre os professores, e a perspectiva integradora do currículo às necessidades individuais do aluno em consonância com as do grupo e as demandas do conhecimento curricular entre os graduandos. Percebe-se os efeitos da formação profissional atuando na construção de valores educativos contemporâneos, mas de complexa operacionalização na práxis pedagógica, considerando a realidade de nossas escolas. Presume-se que estas características derivem das diferenças entre as efetivas vivências no chão da escola, vivenciada de forma mais extensiva pelos professores. Assim como concebe a teoria, a ação dos supervisores de estágio pode fazer perdurar os efeitos da formação inicial através da motivação ao desenvolvimento de práticas inovadoras pelos futuros licencia-dos. A próxima etapa desta pesquisa, já em curso, é analisar as práticas dos graduandos e o suporte proporcionado pelos supervisores de estágio.