Concepções e Preferências Sobre as Aulas de Educação Física Escolar: Uma Análise da Perspectiva Discente

Por: , Isabel Porto Filgueiras, Luiz Henrique Rodrigues e Ronê Paiano.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.6 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo


A Educação Física, nas últimas décadas, tem procurado trilhar novos caminhos, revendo seus objetivos, conteúdos, etodologias e avaliações. No entanto, para que haja uma transformação efetiva no processo ensino-aprendizagem desta disciplina é fundamental considerarmos a necessidade não apenas da atualização acadêmico-científica dos professores, mas também, o reconhecimento da importância de se conhecer e considerar o que seus alunos pensam, sentem e desejam em relação às aulas de Educação Física escolar. Tal compreensão pode contribuir, por exemplo, para uma maior aproximação e interação entre o que os professores propõem e o que os alunos esperam aprender, favorecendo a práxis contextualizada e a aprendizagem significativa. Sob esta perspectiva, este estudo procurou investigar o que os alunos de 3a e 4a séries do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de sasco/SP afirmam que aprendem nas aulas de Educação Física e do que mais gostam e menos gostam nestas aulas. Em suma, os resultados revelaram uma marcante presença do esporte nas opiniões dos alunos, tanto em relação ao que aprendem quanto aos seus afetos e desafetos dirigidos às vivências nas aulas de Educação. De maneira geral, este estudo possibilitou importantes reflexões acerca: a) da necessidade e o potencial da consideração e valorização das concepções e manifestações dos alunos; b) da importância do redimensionamento dos conteúdos da Educação Física escolar extrapolando a dimensão procedimental e enfatizando a existência e a importância dos saberes conceituais e atitudinais desta disciplina; c) do cuidado necessário em relação ao trabalho co-educativo, principalmente no que tange ao desenvolvimento do conteúdo esporte.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1219

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.