Concepções dos Professores do Pré-escolar Sobre Dança nas Escolas da Municipal do Rio de Janeiro.

Por: Valcir de Souza Rocha.

113 páginas. 1996 06/12/1996

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo verificar as Concepções dos professores do Pré-escolar sobre Dança nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Pretende contribuir com informações que possibilitem aos professores do Pré-escolar adquirir novas concepções sobre Dança, não como simples atividade de movimento ou de apresentação em festas escolares, mas sim como atividade pedagógica que permita aos alunos nesta fase escolar descobrir-se, isto é, conhecer seu próprio corpo. Autores como VAYER (1990), LE BOULCH (1982), FONSECA (1983), PIAGET (1991) e FREIRE (1989), afirmam que a educação psicomotora é sobretudo a educação da criança através de seu corpo em ação. No que se refere a metodologia, o estudo se caracteriza como descritivo do tipo investigação (survey), onde os dados foram coletados através de Questionário somente nas escolas que tinham turmas de Pré-escolar da Rede Municipal do Rio de Janeiro. No tratamento dos dados considerou-se as freqüências absoluta e relativa a cada uma das respostas. Como resultado da pesquisa, tem-se que a Dança é muito pouco utilizada nas escolas em turmas de Pré-escolar e somente quando surge alguma atividade desencadeadora (festas ou eventos) estas turmas são preparadas e ensaiadas nestas ocasiões para uma apresentação. A grande maioria das professoras da Pré-Escola demonstra pouca experiência em Dança e falta de embasamento neste tipo de atividade, conseqüência do que não foi dado na disciplina de Educação Física no Curso de Estudos Adicionais, assim como falta de preocupação em conhecer novos fundamentos sobre Dança, podem ser apontadas como possíveis razões da não utilização da Dança na Pré-escola. Constatou-se que 51% das professoras não possuem O Curso de Estudos Adicionais, percebe-se uma falta de preocupação da Secretaria Municipal de Educação (SME) em selecionar profissionais com formação específica para atuar na faixa etária. Com base nos resultados da pesquisa, recomenda-se que a SME crie critérios definidos quanto a seleção dos professores para atuarem na Pré-Escola com formação específica em Estudos Adicionais e que este curso seja reformulado rediscutindo-se suas concepções teóricas deixando evidenciado o papel da Dança em uma abordagem multifuncional. Que sejam desenvolvidos programas de capacitação para os professores da Rede Municipal que evidenciem a prática de atividades tais como a Dança tão importante para o desenvolvimento da criança e que sejam desenvolvidos novos estudos sobre esta atividade, sua função na Escola para que se possa realmente ocupar este hiato entre a teoria e sua prática.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1040&listaDetalhes%5B%5D=1040&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.