Concepções Sobre a Prática de Atividades Físicas e Saúde na Educação Física e Esportes

Por: , Carlos Aparecido Zamai, Cristiano Dias, Josias Ferreira da Silva, Jussara Miler, Luciana Tereza David e Telma Terezinha Ribeiro da Silva.

Conexões - v.7 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura e mapear temáticas que envolvem as concepções que o homem contemporâneo tem sobre a prática de atividades físicas e saúde na educação física e esportes. É imprescindível a implantação de políticas públicas que assegurem uma mudança na orientação e planejamento de ações voltadas às práticas de atividades físicas. Em organizações empresariais, aspectos ligados à promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho, apontam que 63% dos custos médicos indiretos se referem ao absenteísmo (falta com atestado médico) e 24% à assistência médica. A prática de atividade física é fator preponderante para melhorar a composição corporal, diminuir dores articulares, aumentar a densidade óssea, melhorar a utilização da glicose, da força e da flexibilidade e das capacidades funcionais, inclusive dos idosos, prevenindo doenças relacionadas à área crônico-degenerativas (cardiovasculares, do aparelho locomotor, pulmonar, hipertensão arterial e diabetes mellitus) e outras.


 

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/459

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.