Send to Kindle


Resumo

O que é uma Escola Ativa? Essa foi a questão que disparou todo o processo investigativo que relatamos e que ainda está em movimento Já se desvelou a nós que Escola Ativa é um espaço e um tempo que se constitui para mediar a aquisição de conhecimentos, fomentar competências e estruturar oportunidades para e com crianças e jovens (sujeitos pedagógicos por excelência) com o sentido de ampliar suas escolhas no presente, mas sobretudo para lhes dar condições de compreensão e exercício efetivo de construção de experiências significativas numa perspectiva de tornar-se o que desejam ser, de forma contínua e progressiva. Logo a Escola Ativa promove o Desenvolvimento Humano, ao mesmo tempo em que o Desenvolvimento Humano potencializa o grau de ativismo de uma escola.

A Escola Ativa assim posta, vai para além de um local institucional onde se transmite conhecimentos sistematizados num currículo. Ela envolve isso também, mas se estrutura num espaço físico e humano tendo como eixo o desenvolvimento das pessoas em todas as suas dimensões: física, psicológica, intelectual, social, cultural e política. Os espaços assim constituídos vão alinhavar os vários tempos do desenvolvimento: no tempo presente onde o agir se concretiza num contexto que denota o tempo vivido nos ethos ou habitus do local; ambos embebidos no imaginário cultural que denota o tempo histórico; e todos se estruturando em torno de expectativas individuais e marcos e metas que exprimem o tempo prospectivo.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.