Concordância Entre os Critérios Para Flexibilidade de Crianças e Adolescentes Estabelecidos Pela Physical Best e Fitnessgram

Por: Arli Ramos de Oliveira e .

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a concordância entre dois critérios para flexibilidade de crianças e adolescentes, bem como entre os testes utilizados. A amostra foi composta por 59 meninos e 54 meninas, com idades entre oito e dezesseis anos, de uma mesma escola estadual de Londrina, Paraná - Brasil. Na coleta dos dados foram utilizados o Teste de “Sentar-e-alcançar” (PHYSICAL BEST) e o de “Sentar-e-alcançar” alternado (FITNESSGRAM) em um banco de dimensões específicas. Os resultados indicaram uma concordância moderada entre os critérios para meninas (K=0,594, P<0,001) e boa para os meninos (K=0,619,P<0,001). O atendimento dos critérios foi menor entre os meninos com o uso da PHYSICAL BEST. A concordância dos resultados nos testes esteve dentro de limites aceitáveis (96,3% a 98,3%), e foi verificada correlação de forte a muito forte (r=0,844 a r=0,914). A classificação nos critérios e os resultados obtidos nos testes parecem semelhantes.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13129/9653

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.