Concursos Públicos Para Provimento de Cadeira de Educação Física em Escolas Estaduais Mineiras (1960-1974): o Lugar da Escola de Educação Física de Minas Gerais

Por: Guilherme de Souza Lima Oliveira.

118 páginas. 2014 05/08/2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou, em uma perspectiva histórica, os concursos públicos para provimento de cadeira de Educação Física em escolas estaduais mineiras, ocorridos entre os anos de 1960 e 1974, na cidade de Belo Horizonte. Esses concursos foram organizados pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG) e pela Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEF-MG), então responsável por todo seu processo seletivo, que envolvia a elaboração, aplicação e correção de todas as suas etapas. Os concursos eram compostos de cinco etapas: inscrição, prova teórica, prova prática, julgamento de títulos e publicação dos resultados. Interessou compreender a importância da EEF-MG na formação de professores de Educação Física bem como as representações constituídas para a área naquele período. O acervo do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), sediado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ocupou um papel de destaque no trabalho investigativo das fontes, pela quantidade de documentos sob sua guarda. O conjunto documental constituiu-se, assim, de variadas fontes, como atas, dossiês, editais, currículos, ofícios, fotografias, provas manuscritas, planos de aula, programas. Importou conhecer detalhadamente a atuação da EEF-MG como principal instituição formativa da área bem como os professores componentes das bancas examinadoras e os professores candidatos. Também foram de interesse os conteúdos presentes em todo o processo seletivo. O que se conseguiu compreender, por meio da análise das fontes, foi a construção de um perfil de professor de Educação Física ideal para o ensino médio em Minas Gerais, no período abrangido por este estudo. A EEF-MG esteve presente desde a formação superior dos professores, passando por sua formação continuada e culminando em sua seleção para atuação no ensino público, para o grau médio. Buscou-se entender como e quais representações de Educação Física foram constituídas no período em que os concursos públicos estavam em vigência. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento sobre o campo da Educação Física em Belo Horizonte e Minas Gerais, na segunda metade do século XX.

Endereço: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RTFSW

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.