Condições Para a Produção Científica Sobre Modalidades Esportivas no Brasil : Sociogênese do Subcampo Acadêmico Científico da Educação Física 

Por: .

206 páginas. 2017 17/07/2017

Send to Kindle


Resumo

Tomamos como objetivo identificar as condições para a produção científica sobre modalidades esportivas na língua portuguesa com base nos casos do Judô, Voleibol e Natação. Para tanto, inicialmente remontamos elementos da trajetória da Educação Física como um subcampo pertencente ao campo acadêmico-científico brasileiro, posicionamos agentes e instituições na estrutura de disputas e de capitais do subcampo, e, na sequência, identificamos como o esporte foi tratado pela área ao longo da sua consolidação no campo acadêmico-científico brasileiro. Diante deste quadro, consultamos as bases de dados Lilacs, Medline, Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES até Julho de 2014 utilizando como filtros as produções disponibilizadas na íntegra em língua portuguesa com os descritores: Judô; Judo; Judoca; Judocas; Judoka; Judokas; Voleibol, Vôlei; Volleyball; Volley; Voleibolista; Voleibolistas; Natação; Nado; Nadador; Nadadores; Swimming; Swim; Swimmer; Swimmers. Mapeamos 51 publicações sobre Judô; 139 sobre Voleibol e; 245 acerca da Natação. Averiguamos separadamente os principais eixos temáticos e assuntos de cada modalidade, assim como as lacunas observadas apresentadas pela literatura. Identificamos os agentes da produção científica das modalidades, situamo-os no subcampo acadêmico-científico da Educação Física, bem como os articulamos entre si apontando para as regularidades inscritas no Estado da Arte da produção científica em tela. Concluímos com a tese que a produção científica sobre as modalidades esportivas elencadas se encontra subordinada ao modus operandi do subcampo acadêmicocientífico da Educação Física e que, embora existam esforços individuais de autores dotados de vivências esportivas, a produção só se estabelece por intermédio do subcampo, a partir da hierarquização dos temas e objetos para a publicação estabelecida historicamente neste locus. Assim sendo, o esporte se apresenta como um objeto de estudo "órfão" na estrutura científica da Educação Física brasileira, em detrimento aos aspectos relacionados à Aptidão Física e Saúde. 

Endereço: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/53382

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.