Condições Sociais e Econômicas do Atletismo - da Base Ao Alto Rendimento

Por: Amário Lessa Júnior.

102 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de analisar e interpretar as condições materiais necessárias à formação, ao desenvolvimento e à reprodução de atletas de alto rendimento no atletismo. Realizou-se uma revisão de literatura onde foram abordados diferentes conceitos do esporte particularmente a lógica do esporte de alto rendimento. O trabalho fundamentou-se na concepção materialista da história de Karl Marx, no conceito de mobilidade social de Lakatos e na lógica do esporte moderno proposta por Allen Guttman. O trabalho verificou que as condições materiais de treinamento disponíveis para os atletas da Associação Esportiva e Recreativa Usipa da Cidade de Ipatinga no Vale do Aço – a região pesquisada – não são suficientes para o desenvolvimento de suas carreiras com vistas ao desempenho de alto rendimento, o que tem ocasionado, historicamente, a emigração dos atletas para outros centros de atletismo do Brasil como o Clube de Regatas Vasco da Gama, o qual dispõe de melhor estrutura material e financeira, o que possibilita a seus atletas desenvolverem seus potenciais atléticos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=928&listaDetalhes%5B%5D=928&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.