Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar possibilidades para a implantação da Ginástica Artística (GA) enquanto conteúdo das aulas de educação física escolar. A GA possui vários benefícios para quem a pratica sendo de suma importância para uma melhora do repertório motor. Na escola, ela pode assumir um caráter educativo e formativo, o que faz com que esta se aproxime da realidade dos alunos. O fato de a ginástica não se encontrar presente na educação física escolar é atribuído a obstáculos como a falta de espaço e equipamentos necessários e ao despreparo por parte dos professores em adaptar a realidade para subsidiar a aprendizagem dessa modalidade. Tentando encontrar soluções para esses problemas, graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sob a orientação da professora da disciplina de Ginástica II, desenvolveram alguns equipamentos alternativos para a prática da GA, correspondentes a um trampolim, uma barra fixa, uma trave de equilíbrio, plintons e colchões. Através dessa experiência percebemos que a construção de equipamentos alternativos é uma excelente possibilidade para se levar a GA à escola, sendo uma alternativa que pode solucionar alguns dos problemas que foram relatados pelos profissionais da área, possibilitando que os alunos tenham acesso a esse conteúdo tão importante. 

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