Confiabilidade da Avaliação da Orientação e Posição de Repouso da Escápula de Indivíduos Saudáveis e Sedentários com o Sistema Eletromagnético de Aquisição de Dados

Por: Anamaria Siriani de Oliveira, Camila Choqueta Biazotto, Helga Tatiana Tucci, Kevin James Mcquade e Paula Maria Ferreira Camarini.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.16 - n.6 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Sistemas eletromagnéticos para análise de movimento são conhecidos como precisos para registrar a posição e orientação dos segmentos do corpo humano. Até o momento, a confiabilidade do registro eletromagnético foi descrita apenas para a dinâmica da escápula, não sendo encontrados estudos de confiabilidade da posição de repouso ou postura da mesma. O objetivo deste estudo foi a análise da confiabilidade intra- e inter-sessão e erros absolutos do registro eletromagnético da posição e orientação da escápula na postura habitual de repouso de indivíduos saudáveis. Foram voluntários no estudo 22 indivíduos sem sintomas no complexo articular do ombro e não-praticantes amadores ou profissionais de esporte e atividade física envolvendo os membros superiores. O equipamento utilizado foi o sistema 3SPACE Liberty (Polhemus Inc.). Um mesmo avaliador coletou os dados cinemáticos em duas sessões diferentes com um intervalo de sete a dez dias. O Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC2,1 e ICC2,k) e o Erro Padrão de Medida (EPM) foram calculados. A confiabilidade intersessão variou entre boa a excelente (ICC de 0,66 a 0,96) e a confiabilidade intra-sessão foi sempre excelente (ICC ≥ 0,97). Os valores de EPM encontrados para as distâncias lineares foram menores que 0,02 cm e para as rotações da escápula relativa ao tórax variaram entre 0,72 º e 5,48 º. Os resultados deste estudo demonstraram que o registro eletromagnético da posição habitual de repouso da escápula é confiável para determinar a posição e a orientação da mesma em um população sedentária e sem sintomas no complexo articular do ombro.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2014v16n6p689

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.