Confiabilidade de Um Protótipo Para Avaliação das Medidas do Desempenho

Por: Helivelton Gomes Barbosa, João Constantino da Silva Neto, Marcos André Rodrigues da Silva Junior e Paulo Moreira Silva Dantas.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Introdução:Mensurar o desempenho humano é um desafio, principalmente devido ao fator multidimensional do movimento. Os instrumentos, em sua maioria, avaliam apenas uma dimensão do referido desempenho.Objetivo:Verificar a concordância dos resultados das medidas do desempenho, velocidade média, velocidade final, aceleração média, força, trabalho e potência média, calculadas pelo protótipo e compará-las com os resultados calculados por um pacote estatístico considerado o padrão ouro.Métodos: A amostra constituiu-se de atletas paralímpicos de basquete (n = 09) e atletas de caratê (n = 31) e todos assinaram o termo de consentimento. Foi desenvolvido e utilizado um protótipo para avaliar as medidas do desempenho, e os resultados calculados pelo protótipo foram comparados com os resultados calculados pelo pacote estatístico utilizando as mesmas fórmulas.Resultados: Todas as variáveis calculadas pelo protótipo não apresentaram diferenças significativas quando comparadas com os resultados calculados pelo pacote estatístico. Conclusão: O dispositivo pode ser usado para mensurar as medidas do desempenho, com retorno imediato dos resultados e sem necessidade de um computador, desde que observados os critérios descritos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.