Resumo

Introdução

Há uma falta de medidas e avaliações objetivas da proficiência e desempenho do goleiro na literatura. Além disso, nenhum relatório se concentrou em goleiros adolescentes (com menos de 15 anos). O objetivo deste estudo foi determinar a confiabilidade e validade do Teste de Agilidade Reativa de Goleiro para Adolescentes (GRATA).
Métodos
A validade de conteúdo foi avaliada por sete especialistas e foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo do Item (I-IVC). Utilizamos configurações semelhantes a um teste de agilidade para goleiros em idade universitária, embora o número de repetições e a direção da corrida das últimas partes do teste tenham sido modificados (número de repetições: de 3 para 2; direção da corrida: de frente para trás). Oitenta e cinco goleiros adolescentes do sexo masculino (idade: 13,4 anos) realizaram o teste três vezes. O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foi utilizado para confiabilidade relativa e o erro padrão de medida (EPM) e a menor mudança válida (SWC) para confiabilidade absoluta.
Resultados
O I-CVI foi de 0,86, acima do nível aceitável de 0,78. O tempo médio de execução do GRATA foi de 11,98 s. O valor do ICC foi de 0,91 (P<0,01; intervalo de confiança de 95% [IC 95%]: 0,87-0,94), o SEM 0,26 se o SWC 0,17 s.
Conclusões
Nossos resultados demonstram que o GRATA tem confiabilidade e validade de conteúdo suficientes em GKs adolescentes.