Confiabilidade Inter e Intra-avaliador Para Determinação de Medidas Angulares do Joelho, Por Cinemetria, na Corrida

Por: Alberito Rodrigo de Carvalho, Alex Fagundes, Eduardo Olsson Remião, Jose Luiz Crescente Pippi, , Ronaldo Valdir Briani e Welds Rodrigo Ribeiro Bertor.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Avaliar a confiabilidade intra e inter-avaliador na determinação de ângulos articulares do joelho, em instantes pré-determinados, na corrida, por meio de cinemetria. Metodologia: Estudo Ex post facto descritivo exploratório. A amostra foi composta por seis sujeitos (ambos os sexos; 17,6±0,81 anos) que correram em velocidade preferida em uma esteira sem inclinação por três minutos. Foram colocados marcadores, bilateralmente, no trocânter maior do fêmur, côndilo femural externo e maléolo lateral, e a união desses pontos determinou o ângulo do joelho. Cada lado (direito/esquerdo) foi filmado durante 30s. A análise bidimensional por cinemetria se deu pelo software Kinovea. Dois avaliadores determinaram os mesmos ângulos alvos em dois momentos distintos (c/ uma semana de intervalo). A confiabilidade inter e intra-avaliador foi obtida pelo Índice de Correlação Interclasse (ICC). Resultados: A maioria das medidas obteve ICC significativo com a força da correlação variando entre alta e muito alta e algumas poucas correlações não foram significativas. Conclusão: Sugere-se que esta técnica pode ser empregada em estudos que visam medições angulares do joelho em condições de corrida

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.