Configuração do Perfil Sócio Cultural dos Praticantes de Futsal de Participação na Comunidade de São Leopoldo

Por: Lauro Inácio Ely.

127 páginas. 1998 14/12/1998

Send to Kindle


Resumo

O futsal é um dos desportos coletivos mais recentes, com um crescimento muito rápido, tendo muitos adeptos, seja no segmento escolar, de rendimento e, principalmente, no de participação. A área de abrangência desta investigação é São Leopoldo, pois um estudo preliminar apontou que, nesse município, a maioria dos praticantes de futsal está voltada para o desporto de participação. Este trabalho tem como grande objetivo, configurar o perfil dos praticantes de futsal de participação, identificando indicadores para essa prática esportiva. Como objetivos específicos, traçar algumas características dos praticantes, analisar a organização das equipes, identificar a estrutura dos cenários ambientais, o nível sócioeconômico, alguns hábitos e costumes e os principais componentes estruturais do jogo. A fundamentação teórica está calcada em três blocos: as relações sócio culturais, tendo como principais subdivisões o desporto na sua dimensão individual e social, origem e evolução do desporto de participação e, para culminar o futsal, de sua origem, à prática em São Leopoldo. Para subsidiar essa configuração, partiu-se para a pesquisa de campo, tendo como amostra os praticantes de seis quadras poliesportivas do município, utilizando para a coleta de dados, as técnicas de questionário e observação, sendo que duzentos e oitenta e nove questionários de quarenta e duas questões foram respondidos e cinqüenta e duas observações realizadas com a duração de setenta horas e trinta e seis minutos. Todos esses instrumentos proporcionaram uma série enorme de variáveis, resultando em seis grandes categorias. Grande número de pessoas pratica o futsal, visando à saúde, ao condicionamento físico, ao bem estar e, principalmente, ao prazer, prazer este que se evidencia mais quando os jogos são amistosos. Na maioria desses jogos, está presente o espírito esportivo, evidenciando a participação, a co-responsabilidade e o resultado final é quase sempre ignorado. Possivelmente poucos segmentos da sociedade atual, agregam esse poder de reunir pessoas, amigos, ou seja, integrar e socializar, independente de raça, idade, condição econômica como consegue o esporte. O futsal tornou-se parte do dia a dia dos leopoldenses, tem grande relevância, está enraizado na sua cultura, como grande fator de socialização, um meio de educação e formação, fazendo com que transforme estilos de vida. Esses leopoldenses acreditam que a prática esportiva lhes proporcione uma série de benefícios e que, realizando-a com prazer e voluntariamente, tenham descoberto um caminho saudável para o futuro.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1966&listaDetalhes%5B%5D=1966&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.