Configurações Sociohistóricas da Equitação no Rio Grande do Sul: Uma Investigação das Redes de Interdependência nas Práticas Esportivas Equestres

Por: .

254 páginas. 2016 18/08/2016

Send to Kindle


Resumo

Esta tese trata de investigar as configurações das práticas equestres no estado do Rio Grande do Sul, no século XX. A proposição da pesquisa parte da noção de que as práticas tiveram um papel relevante para a história do Rio Grande do Sul, em particular nos campos da sociabilidade, lazer e preservação das culturas. No cenário sul-rio-grandense, a pesquisa dedica atenção ao desenvolvimento das carreiras de cancha reta, do turfe, do hipismo, do tiro de laço, do freio de ouro e da equoterapia. Tais práticas equestres foram conjecturadas por uma perspectiva socio-histórica, cuja análise foi guiada pela categoria configuração. Esta foi operacionalizada a partir da obra de Norbert Elias, conduzindo o estudo no sentido de compreender o processo de emergência, distinção e as relações de interdependência estabelecidas entre as práticas equestres no estado. A investigação assentou-se na análise de documentos escritos e impressos, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e intuitos reservados à sua conjuntura. As fontes revelaram que o processo de desenvolvimento de configurações no cenário equestre sul-rio-grandense sublinhou uma reconstrução da variada e heterogênea rede de interdependências entre os domínios socializadores representados pelas corridas de cavalos, pelo hipismo, pela equoterapia e pelo tiro de laço. De igual forma, as transformações ocorridas no contexto destes domínios socializadores, ao longo do tempo, derivam das relações de interdependência entre os mesmos, nas esferas do trabalho, da cultura, do lazer, do esporte e da reabilitação. Por conseguinte, a noção de configuração entre práticas equestres pode auxiliar a compreender um campo mais amplo de interações e intercâmbios entre os esportes em geral enquanto domínios socializadores.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.