Conhecendo o Rio de Janeiro a Pé: Excursionismo, Pedestrianismo e Montanhismo Entre os Séculos Xix e Xx

Por: Cleber Dias.

Revista do Arquivo Geral da Cidade Geral do Rio de Janeiro - n.13 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a história do “excursionismo”, do “montanhismo” e do “pedestrianismo” no Rio de Janeiro na transição entre os séculos XIX e XX. Nos termos que predominavam nessa época, a compreensão histórica dessas atividades só pode se dar à luz umas das outras. Desde os fins do século XVIII realizavam-se passeios pelas montanhas e outras paisagens naturais do Rio de Janeiro. Essas atividades combinavam motivações utilitárias ou científicas, mas também lúdicas e recreativas. A partir dos fins do século XIX, a incorporação de códigos esportivos e transformações nos meios de transporte, entre outras razões, facilitaram e ampliaram a abrangência dessas atividades de lazer na natureza. 

Endereço: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/conhecendo-o-rio-de-janeiro-a-pe-excursionismo-pedestrianismo-e-montanhismo-entre-os-seculos-xix-e-xx/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.