Resumo

Objetivos:
Verificar os modelos de espaços e equipamentos destinados às brincadeiras infantis em parques da cidade de Curitiba, suas características, seus modelos e suas formas de uso e apropriação.

Métodos e Resultados:
Tratou-se de realizar uma pesquisa qualitativa. Utilizando para tanto os seguintes instrumentos metodológicos: (1) mapeamento da presença de espaços destinados ao público infantil nos 21 parques da cidade de Curitiba; (2) Visitas aos parques selecionados: (a) observações sistemáticas registradas em diários de campo; (b) entrevistas com os acompanhantes de crianças (pais ou responsáveis) presentes no local; (3) entrevista com um funcionário público responsável pelo planejamento de tais espaços. Os resultados levantados até aqui apontam que na cidade de Curitiba: os modelos e formas de manutenção dos equipamentos destinados as brincadeiras infantis para parques localizados no centro e na periferia da cidade são diferenciados; pais e responsáveis não possuem uma opinião formada sobre esses espaços; mesmo frente às dificuldades encontradas, as crianças brincam.

Conclusão:
A cidade de Curitiba não possui políticas públicas para elaboração e/ou implantação de parques infantis, porém, percebeu-se que mesmo com a falta de planejamento e as mais variadas dificuldades às crianças se apropriam desse espaço. Pesquisas como esta podem contribuir em ações no âmbito das políticas públicas no sentido de rever o modelo de espaços destinados às brincadeiras infantis, visto que mesmo que apropriados, os parques podem ser melhor elaborados buscando além de divertir, gerar nas crianças o alicerce para uma vida adulta de qualidade, no que se refere à cultura corporal, sociabilidade e respeito.